Tuesday, September 09, 2008

Saki? Do I hear... Saki???


Nunca vou de férias sozinho. Para além da família e amigos (de carne e osso) levo sempre outro tipo de amigos, aqueles que cabem dentro da mala, em forma de livro.

Estas férias levei o falecido Luiz Pacheco, com quem conversei, por interposta pessoa, através das suas entrevistas recentemente publicadas, assim como esse génio incompreendido da literatura anglo-saxónica, Hector Hugh Munro, mais conhecido por Saki.


Um notável e reconhecido dandy, nascido na Birmânia em 1870 e falecido em França, com 45 anos, deixou a sua marca na literatura satírica da viragem de Século.

Sendo certo que os mais rasgados elogios à sua escrita são dirigidos à crítica social acutilante e inteligente que tecia à sociedade britânica de finais do Século XIX e princípios do Século XX, o que mais me fascina é a transposição da sua experiência pessoal e das suas reflexões filosóficas para os curtos (e escassos) contos que deixou.

A cada nova leitura encontro frases e pensamentos cujo alcance me escapara anteriormente ou, simplesmente, me haviam passado despercebidos.

Desta vez encontrei mais um, simples (como se quer) mas absolutamente delicioso.

Deixo-vos uma tradução livre:

Os hors d'oeuvres sempre apresentaram um interesse patético para mim – disse Reginald. Lembram-me a infância por que temos de passar, sempre a imaginar como será o próximo prato – e durante o resto do menu uma pessoa acha que teria sido melhor comer mais hors d'oeuvres.” (Reginald no Carlton, in Reginald)


Nota: O título deste post não é para ser percebido senão por quem me acompanhou nas aludidas férias.

2 comments:

WinstonC said...

Jorge,

Thanks for your comment on my Lisbon visit. I did enjoy visiting the city, and environs, immensely; I have so many happy memories. I have been writing a lot of music but have not had the time to upload anything recently. I will be posting soon. I did absorb a lot of what Lisbon had to offer very freely; doubtless anything I write will have some reflections of that lovely city in it. I should have announced my visit to you!

W

João Cronista said...

Meu caro amigo;

Para quando um novo post?


abraço