Tuesday, March 04, 2008

My Club

É triste ver ao que chega a imbecilidade dos dirigentes, treinador e grande maioria dos adeptos do Sporting.

O Sporting é, desde a sua criação, o clube nacional com mais status e panache. Elitista e moderadamente presunçoso – como se quer –, não tem mais títulos, nem é o mais antigo, não tem o equipamento com mais estilo, mas é, simplesmente, o melhor.
Eu não poderia ser de nenhum outro clube que não do Sporting. Posso simpatizar com alguns – nacionais e estrangeiros –, mas nenhum desses poderia ser o meu clube. Esse lugar está reservado ao Sporting. Como clube de génios e iluminados.
Parece, contudo, que a iluminação tem-se desvanecido lá para os lados de Alvalade.

Eu não queria falar sobre isto no meu blog, mas vejo-me forçado a fazê-lo.

Acabam por ser apenas uns comentários e questões desgarradas que me estão entalados na garganta há já algum tempo e que, assim, poderei expelir (parece-me ser esta a melhor palavra).

Então, prossigamos:

Continuo sem perceber porque é que o Paulo Bento ainda é treinador do Sporting e, ainda pior, como é que os adeptos, tão exigentes, compactuam com a sua manutenção.

Eu não tenho nada pessoal contra o homem, mas há que reconhecer que ele não tem estofo para treinar o Sporting. E aquele cabelo é completamente horripilante. Já ia sendo tempo de porem o senhor a andar. Já se viu que aquilo não é nenhum segundo Mourinho e que, quando falta classe aos jogadores, a coisa começa a descambar.


E isto traz-nos à segunda questão: Que raio de dirigentes tem o Sporting que parecem ir contratar jogadores ao mercado dos ceguinhos e aleijadinhos? E que raio de treinador é aquele que os põe sistematicamente a jogar?

Parece-me evidente que o homem é pressionado a pô-los a jogar para justificar as aquisições, ou porque tem muitos lesionados (alô departamento médico e preparador físico!!!). Mas tudo tem limites…

Vejamos uns quantos:

Purovic: O Rei dos Matraquilhos. Este gigantone só marca golos de tabela, i.e., quando alguém remata contra ele e a bola entra, destrói a forma “corrida” de jogar do Sporting e chega sistematicamente atrasado ou adiantado às bolas ou, então, é apanhado em fora-de-jogo. Será que vale a pena continuar a insistir no homem. Só entenderia a insistência com o objectivo de o apanharem em vídeo a marcar um golo (sem querer, claro) e de o venderem para algum clube incauto ou com dirigentes incompetentes.

Izmailov: Até me parece que este não é mau de todo, mas são demais os jogos maus em contraposição com aqueles em que faz alguma coisa de jeito. Já não espero nada do russo que até era bastante promissor no princípio da época. E tenho que falar no tique ridículo do homem. É preciso ver para acreditar. É mau demais. Deve ser alvo da chacota dos adversários. Eu não conseguiria jogar com ele. Iria partir-me a rir sempre que olhasse para ele.

Mariam Hade: Quem é este gajo? Jogou o quê, uns dois ou três jogos!?! Se o vi duas vezes foi muito. Gostava de saber quanto é que custou ao Sporting.

Celsinho: Já temos brasileirada que chegue. Mas tão má como esta até deve ser difícil de arranjar.

E a lista infindável continua… (aqui não reproduzida por manifesta falta de espaço e paciência).

O que é difícil no Sporting actual é encontrar quem jogue e, efectivamente, se esforce.

Honra seja feita ao Moutinho e ao Vukcevic: os sacanas correm e lutam até à última mesmo todos partidos.

E há outros! Este Grimmi parece-me uma boa aquisição (empréstimo, na verdade! Será que o querem trocar pelo Purovic?).

Tenho, também, que falar no Farnerud. Gosto dele! Acho que tem um excelente toque de bola e põe a bola onde quer. É verdade que não tem confiança, mas também é assobiado sempre que toca na bola e só o põem a jogar em equipas remendadas. Podem gozar com o homem mas esse é dos poucos que eu acho que, tecnicamente, vale alguma coisa. De todo o modo, tem piada a t-shirt criada pela “Cão Azul”.

Assim sendo, a pergunta impõe-se, quem poderá chamar à razão os dirigentes do Sporting? Quem lhes poderá fazer ver que estão a dar cabo do clube, em conjunto com o totó do Paulo Bento?

Por estas e por outras é que deixei de ser sócio do Sporting. Estou cansado de ver a incompetência reinante no nosso país contagiar o meu clube.

Atenção, continuo e continuarei a apoiar incondicionalmente o Sporting, espírito que mantenho dos cada vez mais longínquos tempos da Juve e de uma cena de pancadaria entre sócios a que assisti quando era miúdo. Sei que mais tarde ou mais cedo vão correr com os administradores da SAD, com o Bento e com esses energúmenos que lá jogam actualmente, e aí serei, definitivamente, mais feliz.


Já decidi, vou fazer do Paulo Bento o meu novo pet hate. Só para me ir mantendo entretido.

Enfim, quem me dera que o Sporting fosse inglês ou espanhol!!!! A coisa seria bem diferente. E, se calhar, pensando bem, talvez eu também devesse ser inglês ou espanhol. Detesto-os a ambos mas ao menos seria poupado a ter que conviver com a estupidez lusa.

No comments: