Thursday, March 13, 2008

Let's Dance to Joy Division and Celebrate the Irony


Confesso que, inicialmente, estava bastante relutante em inserir um novo post neste blog, não por falta de tempo ou inspiração, mas antes porque não queria abrir a página do blog e não me deparar com a fotografia da Christy Turlington com que encabecei o post anterior. Dava por mim a abrir o meu próprio blog só para me descontrair por uns momentos e sentir o olhar da Christy sobre mim.

De todo o modo, estamos ambos comprometidos – e muito bem comprometidos, diga-se (embora eu melhor que ela) – pelo que o melhor é avançar.

Para tanto, nada melhor do que a música de uma banda jovem, enérgica e “descomprometida”, os The Wombats.

Banda de Liverpool (cidade difícil para criar uma banda – o fantasma dos Beatles nunca abandonará aquele local), que, na verdade, já não é assim tão recente – tenho vindo a ouvi-los desde há cerca de um ano – mas que só agora me despertaram mais interesse.

A música é um power pop ao estilo dos Arctic Monkeys de primeiro álbum (grande disco!!!), talvez um pouco mais básico nas letras e melodias. O que mais me cativou foi, desde logo, a energia (eu também sou um confesso fã de carregar no acelerador – mesmo musicalmente falando), e, por outro lado, uma certa ironia da sua mensagem, provavelmente dirigida a um público ligeiramente mais novo do que eu mas relativamente à qual me consigo relacionar perfeitamente.

A corroborar esta conclusão ouçam-se as duas canções que tenho tocado sem parar:

"Let’s Dance to Joy Division" (Talvez a minha preferida do álbum.)

e

"Backfire at the Disco" (Desculpem, mas quem não se relacionar não teve juventude!)

Atenção, não levem a banda demasiado a sério! Não deixa de ter prazo de validade, provavelmente até mais apertado do que o dos iogurtes. De todo o modo, mais vale gozá-la enquanto o prazo não expira.

Afinal ainda se vai fazendo alguma música que me entusiasma, mesmo que por breves momentos…



No comments: