Thursday, March 06, 2008

Entourage



Depois de um tema tão profundo como o "estado" do Sporting, decidi versar algo mais prosaico e, nos termos da moda, mais "light".

Como neste blog não aparecem temas foleiros ou referências pirosas - só bom gosto, inteligência e elevação - vou falar-vos de uma das séries que mais interesse me despertou nos últimos tempos: ENTOURAGE.

Já devem ter ouvido falar.

Estou certo que os intelectualóides a descartariam com a mesma rapidez que refeririam outras séries, alegadamente, de maior qualidade, como "Dexter", "Deadwood", "Rome" ou "Nip Tuck".

Atenção, eu também adoro todas estas séries. Bem, talvez não aprecie assim tanto o "Dexter". Mas, das outras, tenho todas as seasons já publicadas em DVD e não abdicaria delas em circunstância alguma.

Aliás, o cinema aborrece-me cada vez mais. É repetitivo, de fraca qualidade e idiota (tanto o americano com o europeu, e o asiático é simplesmente chato), em suma, é assustadoramente mau!

Assim sendo, temos que nos refugiar na produção televisiva que, honra que seja feita, tem apresentado das coisas mais criativas que por aí se vêm.


Bem, mas para não nos desviarmos muito, faço, então, a apologia desta série, "light", sim, mas muito divertida. Não sei se o que me atrai mais é a mesma funcionar como um observatório de um estilo de vida que, julgo, ninguém desdenharia, ou, em alternativa, como mostruário da decadência da sociedade actual, bastas vezes centrada nas celebridades do mundo da música, cinema e televisão.


Se calhar estou a ser profundo demais, e o Entourage (brilhante nome, aliás!) não é mais do que um repositório de situações que nos divertem e nos fazem sentir melhor connosco próprios. É verdade, que nunca chegarei a estrela de cinema hollywoodesca como o Vincent, mas também nunca serei um pau mandado como o Eric, um parasita como o Turtle, um falhado como o Drama ou um desesperado como o Ari.

Enfim, vale mesmo a pena dispensar umas horitas para ver os rapazes que, para mim, tem o aliciante adicional de me parecem uma espécie de rat pack moderno.

Acima de tudo é um escape: para a vida que levamos, para a sociedade em que vivemos, para o país em que habitamos.

Lá estou eu com estas tretas existencialistas. Se querem existencialismo leiam o Sartre, se querem rir e imaginar que são estrelas de cinema vejam o Entourage!

(Da esquerda para a direita: Johnny Drama; Turtle; Vincent; Eric; Ari Gold)

No comments: