Thursday, September 28, 2006

Pharrel


Porque sou um acérrimo e indefectível fã dos N*E*R*D*, e como não poderia deixar de ser, atentos os meus ímpetos consumistas, comprei (logo que saiu) o álbum a solo do Pharrel Williams ("mastermind" do referido grupo e dos muito considerados Neptunes) que, apesar de alguma resistência inicial, acabou por ir crescendo e agora me tem acompanhado enquanto ataco o prazo que ora me atormenta.
Não é uma obra prima mas vale mesmo a pena.
E tem de se reconhecer que a artwork do disco (com várias versões) é simplesmente genial.

Wednesday, September 27, 2006

Oliver Peoples



Encontrei esta fotografia no site da Oliver Peoples e achei-a simplesmente perfeita. Muito fashion, muito mod e muito yuppie.
Desconheço o fotógrafo mas há que o congratular. Uma das melhores fotos de moda que vi nos últimos tempos. E, acreditem, vejo muitas.
Folgo também em saber que a Oliver Peoples está de volta. Longe iam os tempos em que yuppie que se prezasse tinha os seus "Oliver Peoples". Pode ser que se regresse aos bons "velhos" tempos.

My New Obssession (II)

Porque estou farto de alegações e concorrência, e conforme havia prometido em anterior post, dou a conhecer ao mundo algumas fotografias do mais perfeito e yuppie exemplar da espécie canina:
Don Camões Cara d'Ovo Pirata de Saldanha





Espirituoso e determinado, como se pretende.



Poseur e algo vaidoso, como se impõe.



Enfim, como disse, o especimem perfeito e o menino dos nossos olhos.

Tuesday, September 26, 2006

Imitating "The Sartorialist"




Antes de mais, uma explicação pela prolongada ausência: incompreensível e inadmissivelmente fui posto a trabalhar. Como se atrevem? Já deviam saber que eu trabalho quando, onde e como quiser. Um prazo - que foi o que me arranjaram - não se compadece com esta minha filosofia de trabalho, com as minhas imperativas visitas ao "Sartorialist" e, bem assim, com o meu novo hobby: escrever neste blog.




E por falar em hobbies... já devem ter reparado nas fotografias que acompanham este post.
Trata-se do meu "flavour of the month". A minha nova menina bonita que, atenção, não substitui nem se compara a outra que não é, claramente, "flavour of the month" mas muitos "months".
Abri os cordões à bolsa e adquiri esta obra de arte, uma reflex, uma Canon EOS 350D, com a qual pretendo alimentar o meu blog daqui para a frente.
Talvez influenciado pelo "Sartorialist", pelo desejo de produzir fotografias tão boas como as que ali encontro, mas essencialmente porque a máquina é linda, boa e bastante cara. Além de que tenho um projecto já arquitectado no qual a vou utilizar (que, pelo menos por enquanto não poderei revelar).



Enfim, fiquem como a minha "máquina" que eu tenho que ir trabalhar. Não contem, porém, com grande contributo até dia 9 de Outubro. O famoso e detestado "prazo".

Friday, September 15, 2006

Fernando Bolivar


Depois de tantas homenagens feitas durante o curto período de existência deste blog, impõe-se mais uma, totalmente justa e merecida, a um muito caro amigo, que, neste universo (bloguista) vai respondendo pelo nome de Fernando Bolivar.

De partida para outras paragens (qual personagem principal da sua BD de eleição e inspiração), vai abandonar-nos durante um ano, em benefício profissional - e também pessoal, quero acreditar -, mas, confesso, também com grande pena minha, que irei certamente sentir a sua falta. Pela inteligência, argúcia, cultura e conhecimento com que presenteia quem com ele priva. Pelos sentimentos de identificação que inspira (não é fácil encontrarmos neste mundo - banal e desinspirado - alguém com quem possamos estabelecer uma sincera amizade). E também, porque não, por saber que me farão muita falta as nossas assíduas partidas de squash (desporto muito, muito yuppie sobre o qual me deterei em futuros posts - quando me vir obrigado a jogar menos e a escrever mais por falta de parceiro).

Ele não o admite (nem nunca o admitirá), mas é um verdadeiro yuppie. Com um constante apuramento, ao qual, quiçá, não serei totalmente alheio, vai encontrando o seu caminho nos pequenos prazeres do materialismo que, note-se, quando acompanhados da necessária fibra moral - como é o caso - não fazem mal a ninguém. Antes pelo contrário.

Não queria, contudo, deixar, publicamente (o que quer que isso seja, tendo em conta que certamente não mais de duas pessoas lêem este blog), de lhe desejar o maior sucesso e felicidades, manifestando o meu apreço, admiração e amizade (sim, porque os yuppies também podem ter amigos: poucos mas muito bons).

Leva um abraço e conta com uma visita, mas volta depressa. Fazes falta ao nosso pequeno universo de seres superiores.

[Disclaimer: Todas as referências até agora, ou futuramente, realizadas à superioridade de determinados yuppies ou da "classe" em geral, não deverão ser confundidas com a defesa de quaisquer ideologias nacional-socialistas mas antes ser interpretadas como a constatação da aplicabilidade e reconhecimento da validade das teorias darwinistas. Para aqueles que poderão vir a perguntar-se, fica a resposta antecipada: Não, os yuppies não foram criados laboratorialmente por Mengele! Sim, somos mesmo assim tão bons e produto natural.]

Tuesday, September 12, 2006

Audrey Hepburn

No seguimento do post anterior, e porque "yuppie role models" não poderão restringir-se ao sexo masculino, impõe-se restabelecer a justiça e invocar o nome de uma das maiores actrizes de todos os tempos, que, à sua maneira e bem antes do resto do mundo se aperceber de que se tratava, cultivou o estilo, bem como o espírito, yuppie: Audrey Hepburn.






Também ela um "fashion icon", mulher de sucesso e múltiplos talentos, serviu de referência a tantas outras gerações de mulheres. Imitada, mas nunca duplicada, permanece nas nossas mentes como um exemplo a seguir, de panache e elevação, apenas muito raramente econtradas fora do círculo yuppie como ele deve ser entendido e reconhecido.






Fica a lembraça e o tributo a alguém que marcou o séc. XX como poucos. Bela e sofisticada ficará nos anais da nossa história, como percursora de um movimento que vai muito além do que lhe atribuem. E não se reduza a sua imagem ao bem sucedido "Breakfast at Tiffany´s" pois tanto no ecrâ como na vida real Audrey Hepburn representou a génese de uma espécie de seres superiores, muito trendy, muito yuppie.

Friday, September 08, 2006

Yuppie Role Models




Antes de explorar o admirável mundo novo da canicultura, versão yuppie, não queria adiar a invocação de alguns dos retratos-tipo e modelos, reais e ficcionados, deste "yuppie living".
No que diz respeito a yuppies reais, terá de ser invocado, em primeira linha, o mítico "Avvocato Gianni Agnelli". O grande presidente do conglomerado Fiat e Ferrari, referência do mundo da gestão e "fashion icon", que encontra no seu neto, actualmente a dirigir os destinos do negócio de família, um digno e igualmente louvável seguidor. Não é por acaso que o segundo melhor blog na net, o propalado "The Sartorialist", lhe fez recentemente uma homenagem, reconhecendo-o como o "fashion icon" que efectivamente foi. Note-se, ainda, que o seu neto foi, há bem pouco tempo, nomeado como um dos " most stylish business men" escolhidos pela GQ.
No campo do imaginário, haverá que referir dois nomes incontornáveis do movimento yuppie: Patrick Bateman e Gordon Gekko. Se não sabe quem são escusa de continuar a ler, sendo que seria aconselhável que deixasse de visitar este blog. Certo é que a ambas as personagens são dadas algumas características pejorativas (instintos homicidas e inadaptação, a Bateman e ganância e falta de escrúpulos, a Gekko), mas não poderão deixar de salientar-se as inúmeras qualidades que encerra cada uma dessas personagens: estilo, confiança, charme, sucesso, bom gosto, entre tantas outras. Embora muitos os queiram ridicularizar, incluindo os respectivos autores, não conseguem anular, mesmo na ficção, as características yuppie que decretam a superioridade destas lendárias personagens. Quem não queria ter o estilo do Patrick Bateman? Quem não queria ter o poder do Gordon Gekko?
Enfim, reais ou ficcionados, são personagens que nos orgulham de sermos quem somos.



My New Obssession




Aqui está um exemplo da minha nova obssessão.

A raça mais yuppie do mundo.

Em breve partilharei o mais yuppie da mais yuppie raça: Don Camões!!!

Thursday, September 07, 2006

Reuniões - Momentos de Culto da Superioridade


Um tema perfeito para este blog, muito yuppie friendly, é o das "reuniões".

Ter sido premiado com uma reunião logo pelas 10h00 da manhã lembrou-me quão perfeitas são as reuniões, mesmo a tais horas da madrugada, para exalar o nosso espírito yuppie.

Na verdade, nada de especial se discute e quase nunca nada é decidido, mas ninguém nos pode tirar aqueles segundos de análise da indumentária dos "adversários" (ou dos colegas), seguidos do momento de troca de cartões, na primeira situação, e nos quais se comparam fatos (designers, cortes, cores, tecidos), acessórios (gravatas, botões de punho, pocket squares, relógios, canetas) e os próprios cartões (design, papel, fonte, tinta). Sim, é totalmente "american psycho", mas justo será reconhecer que são os únicos momentos realmente importantes de uma reunião. Nos quais se marca uma postura, uma posição que determinará todo o desenrolar da reunião, da qual, desde logo, se sabe quem irá sair "vencedor".

A estes haverá que adicionar todos os outros "yuppie factors", menos materializáveis mas igualmente relevantes. O estilo, o charme, a confiança (a tocar a presunção e a arrogância), o paternalismo e, por vezes, até mesmo a modéstia como moderna forma de definitiva presunção.

Depois de ponderados e executados estes factores pouco restará que nos interesse numa reunião.

Ainda assim, serão sempre momentos altos dos nossos dias. Aqueles em que podemos fazer sobressair e expor aquilo que faz de nós seres superiores.