
Porque sou fã de futebol mas não fanático (isso, só pelo Sporting), apenas ontem descobri que uma das minhas mais queridas personagens do mundo da “bola” é o seleccionador da Croácia.
O grande Slaven Bilic! (pronuncia-se "Bilitch")
Este defesa da selecção Croata, que jogou no Everton e no West Ham, entre outros clubes, nunca foi uma estrela maior do futebol internacional mas fez as minhas delícias no Euro 96.
Não sei bem explicar porque me deslumbrou a criatura. Minto! Reconheço que foi o look hooligan/terminator que gosto de ver nos defesas centrais (actualmente o meu preferido é o sérvio Vidic, do Manchester United, e que merece um post autónomo), o facto de usar o n.º 6, e, acima de tudo, ter ficado na história por, precisamente nesse Euro 96, no jogo contra a Alemanha, ter, propositadamente, pisado a cabeça de Geremi, e não ter sido expulso. Foi, para mim, o momento definidor desse Euro – que muito gostaria de ver repetido em 2008 pelos pupilos do rapaz – e que deixou para a posteridade um dos meus impropérios favoritos para gritar nos estádios: “pisa-lhe a cabeça” (esta paga direitos de autor).

Já procurei no YouTube mas, lamentavelmente, não há registo desse feito em lado nenhum.
Qual não é, pois, o meu espanto quando reparo que este mito da minha juventude está à frente da selecção Croata, que é daqueles “underdogs” pelos quais sempre torço.
Gostava, sinceramente, que a Croácia chegasse à final com Portugal e que, pelo caminho, no Croácia-Alemanha, o Bilic se lembrasse de tempos idos e pisasse a cabeça de uns quantos boches, Klose e Podolski incluídos.
Grande Bilic, encontrei a minha segunda selecção preferida no Euro 2008.

No comments:
Post a Comment