Monday, June 09, 2008

Dear Bilic


Porque sou fã de futebol mas não fanático (isso, só pelo Sporting), apenas ontem descobri que uma das minhas mais queridas personagens do mundo da “bola” é o seleccionador da Croácia.

O grande Slaven Bilic! (pronuncia-se "Bilitch")



Este defesa da selecção Croata, que jogou no Everton e no West Ham, entre outros clubes, nunca foi uma estrela maior do futebol internacional mas fez as minhas delícias no Euro 96.



Não sei bem explicar porque me deslumbrou a criatura. Minto! Reconheço que foi o look hooligan/terminator que gosto de ver nos defesas centrais (actualmente o meu preferido é o sérvio Vidic, do Manchester United, e que merece um post autónomo), o facto de usar o n.º 6, e, acima de tudo, ter ficado na história por, precisamente nesse Euro 96, no jogo contra a Alemanha, ter, propositadamente, pisado a cabeça de Geremi, e não ter sido expulso. Foi, para mim, o momento definidor desse Euro – que muito gostaria de ver repetido em 2008 pelos pupilos do rapaz – e que deixou para a posteridade um dos meus impropérios favoritos para gritar nos estádios: “pisa-lhe a cabeça” (esta paga direitos de autor).



Já procurei no YouTube mas, lamentavelmente, não há registo desse feito em lado nenhum.

Qual não é, pois, o meu espanto quando reparo que este mito da minha juventude está à frente da selecção Croata, que é daqueles “underdogs” pelos quais sempre torço.

Gostava, sinceramente, que a Croácia chegasse à final com Portugal e que, pelo caminho, no Croácia-Alemanha, o Bilic se lembrasse de tempos idos e pisasse a cabeça de uns quantos boches, Klose e Podolski incluídos.

Grande Bilic, encontrei a minha segunda selecção preferida no Euro 2008.

No comments: