Monday, June 02, 2008

Au Revoir, Mon Cher Yves


Morreu Yves Saint Laurent, ontem, pouco antes da meia noite. Tinha 71 anos.
Já estava há algum tempo afastado, devido à doença que o vitimou, mas não deixa de ser uma enorme perda para o universo da moda e, especialmente, para quem, como eu, tinha um certo "carinho" pela pessoa e pela marca que ele, em pouco mais de 50 anos, tornou num portento desta indústria.


Ele nunca foi apenas um estilista. Sempre foi um artista que escolheu os tecidos para expressar a sua arte. Quer nas colecções femininas quer nas masculinas, revolucionou a moda através dos pequenos toques pessoais que punha em todas as suas criações.



Foi um ícone por si só e foi acompanhado por diversos outros ícones das mais variadas gerações, desde Catherine Deneuve até ao meu preferido Vincent Gallo.





Hoje deixa o seu nome, que ninguém se atreve a questionar, e um séquito de novas cabeças que vão fazendo jus ao mestre, agora sob a égide do grupo Gucci, mas sempre perpetuando a sua marca.



Onde quer que estejas, Yves, esqueçamos o "au revoir" e fiquemos pelo "à bientôt".

2 comments:

Paul Pincus said...

very sad.

such an artist.

kiria dávila said...

YSL disse um dia:"a roupa mais bonita para vestir uma mulher,são os braços do homem que ela ama.Para as que não tiveram esta felicidade,eu estou aqui."
Saint Laurent via o âmago do ser,e expressava através de sua arte.
Neste exato momento, não tenho os braços do homem que amo para me vestir..mais usarei uma roupa e um perfume YSL para atraí-lo,em seguida vestirei à mais bela roupa do mundo...