Tuesday, April 15, 2008

The Science of Sheep


Há algumas semanas tive que me levantar cedo para uma reunião às 9h00. Já não o fazia há bastante tempo e logo percebi porquê. Não é apenas pelo facto de ter que me levantar de madrugada arruinando, assim, o meu “beauty sleep” mas, essencialmente, por não suportar misturar-me com os transeuntes que povoam as ruas a tais horas insanas. Não tenho nada contra esses pedestres em particular, os das horas de ponta matinais, tenho-o, sim, contra todos eles, o problema é que a essas horas são sempre mais, formando autênticas manadas, multidões cegas a tudo a não ser picar o ponto e apanhar o próximo comboio ou autocarro. Não vêm mais nada nem ninguém.

Comportam-se como verdadeiros autómatos, e isso tem o condão de me irritar solenemente.

Pior que tal automatismo, e, de certo modo, algo paradoxalmente, só mesmo o desnorte e a desordem que aquele provoca. Seria de esperar, penso eu, que autómatos se comportassem de forma mais ordeira e tivessem uma maior capacidade de visão espacial. Mas não é o caso. Talvez por traçarem uma linha recta entre os seus miseráveis aposentos e o seu miserável local de trabalho, deslocam-se nessa linha sem se deterem por um segundo ou se afastarem um centímetro.

É verdadeiramente insuportável descer uma rua em Lisboa. Em todos os sentidos e direcções nos deparamos com tais manadas parecendo que estamos sempre na sua rota. Não vale a pena sequer pensar em funcionalidade ou prioridade, porque aos autómatos não descarregaram essas directrizes, apenas as coordenadas do seu ponto de chegada.


Odeio multidões, de toda a espécie e feitio. Se forem multidões nas ruas lisboetas a coisa ainda piora.

Nem queiram saber a vontade que de má distribuir uns sopapos por estes atrasados, ou então começar a adoptar a estratégia Richard Ashcroft no “Bittersweet Symphony”, que aqui deixo para vosso deleite.


Assim, não me vou admirar quando nos aparecer uma versão real e portuguesa do “Um Dia de Raiva”. E garanto-vos que o Michael Douglas é um anjinho comparado comigo!!!


Se se depararem na rua com a pessoa com mais estilo que já conheceram, provavelmente serei eu, por isso é melhor afastarem-se!



1 comment:

Me Magdalena said...

Não sei se depois das ofensas que dirigiste aos pobres transeuntes que não vêem outra solução do que picar o ponto - nem todos podem ter profissões de horário flexível - alguém não quererá arruinar-te o estilo em plena rua.
Mas que o tens, lá isso tens e seria uma pena que o deixasses arruinar!