Thursday, January 04, 2007

Class of 2006

Seguindo o repto lançado no blog de um caro amigo, aqui deixo a minha lista dos melhores albuns editado no ano de 2006. Ano fraco, no geral, mas com as suas pérolas.




1.º - ARCTIC MONKEYS - Whatever people say I am, that's what I'm not

(simplesmente porque não consigo deixar de o ouvir e sempre que o ouço parece a primeira vez. Salvaram o pop/rock de guitarras. Essa é a verdade. Perfeito para se ouvir no trânsito em Lisboa. Até se esqueçem os engarrafamentos)

2.º - MATT ELLIOT - Failing songs

(Se é certo que o anterior "Drinking songs" é melhor - sem dúvida o melhor álbum de 2005 - este segue-o muito de perto. Deve ouvir-se como Lado B e pode ouvir-se vezes e vezes sem conta sem nos cansar por um minuto que seja)




3.º - TOM WAITS - Orphans: Brawlers, Bawlers and Bastards

(O inimitável Tom Waits está de volta às origens. São a banda sonora para o universo desviante em que imagino o Tom Waits. E isso é suficiente para ouvir os 3 cd's sem parar)



4.º - THE PIPETTES - We are ... The Pipettes

(Já escrevi sobre este álbum num post anterior. Palavras para quê. Fazem-me lembrar as Supremes e dançar e cantarolar enquanto passeio Don Camões. São o meu guilty pleasure)



5.º - TV ON THE RADIO - Return to cookie mountain

(A escolha independente do ano. Multiraciais e multiculturais. São pop, são rock, são punk, são dub, são soul. Tudo junto acaba por soar muito melhor do que seria de esperar)


A melhor reedição: THE BEACH BOYS - Pet Sounds: 30th Anniversary Edition

(Sobre este nem vale a pena dizer nada. Talvez só que é o melhor álbum de todos os tempos)




A melhor compilação: VARIOUS - Rogue's Gallery

(Pôr Bryan Ferry, Nick Cave, Rufus Wainwright e muitos outros a cantarem antigas canções de piratas é simplesmente brilhante, tal como o resultado final)



A maior desilusão: THE FIERY FURNACES - Bitter Tea e Rehearsing my choir

(Depois dos magníficos Blueberry Boat e EP esperava muito mais. Fiquei mesmo desapontado)


E assim termina o "Especial Melhores Albuns de 2006". Se tiverem uns melhores que estes avisem. Estou sempre aberto a novas sugestões.



1 comment:

Bolivar Media Enterprises, Co. said...

ok, admito, fiquei a roer-me pelo do Tom Waits, pura e simplesmente não me lembrei de esse, é brilhante, admito, admito, vénia, vénia. Troco o da M.I.A., ponho o Tom Waits em terceiro e o quarto desce um posto. Quanto à tua desilusão, a mim não desilude, porque desde o inicio que não os levo a sério. Pura e simplesmente não gosto, e TV on the Radio? Please... o facto do primeiro album ser pura e simplesmente mau, não dá mais valor ao segundo, ainda têm muito que andar... esperemos pelo terceiro, como sempre e nos dias de hoje cada vez mais, o terceiro album definirá a banda... (agora, sabendo que provocarei um riso, lembra-te que o terceiro album dos Xutos é o "circo de feras", sei que para ti não tem qualquer charme, mas são o exemplo perfeito, já na altura, que o terceiro album é o mais importante), all to say... TV on the radio, clearly overrated!