




Lembro-me de ter visto o Bullit e imediatamente a seguir exigir os meus pais que me comprassem uns sapatos de camurça tal como os de Frank Bullit e subissem a bainha de todas as minhas calças.




1.º - ARCTIC MONKEYS - Whatever people say I am, that's what I'm not
(simplesmente porque não consigo deixar de o ouvir e sempre que o ouço parece a primeira vez. Salvaram o pop/rock de guitarras. Essa é a verdade. Perfeito para se ouvir no trânsito em Lisboa. Até se esqueçem os engarrafamentos)
2.º - MATT ELLIOT - Failing songs
(Se é certo que o anterior "Drinking songs" é melhor - sem dúvida o melhor álbum de 2005 - este segue-o muito de perto. Deve ouvir-se como Lado B e pode ouvir-se vezes e vezes sem conta sem nos cansar por um minuto que seja)
3.º - TOM WAITS - Orphans: Brawlers, Bawlers and Bastards
(O inimitável Tom Waits está de volta às origens. São a banda sonora para o universo desviante em que imagino o Tom Waits. E isso é suficiente para ouvir os 3 cd's sem parar)
4.º - THE PIPETTES - We are ... The Pipettes
(Já escrevi sobre este álbum num post anterior. Palavras para quê. Fazem-me lembrar as Supremes e dançar e cantarolar enquanto passeio Don Camões. São o meu guilty pleasure)
5.º - TV ON THE RADIO - Return to cookie mountain
(A escolha independente do ano. Multiraciais e multiculturais. São pop, são rock, são punk, são dub, são soul. Tudo junto acaba por soar muito melhor do que seria de esperar)
A melhor reedição: THE BEACH BOYS - Pet Sounds: 30th Anniversary Edition
(Sobre este nem vale a pena dizer nada. Talvez só que é o melhor álbum de todos os tempos)
A melhor compilação: VARIOUS - Rogue's Gallery
(Pôr Bryan Ferry, Nick Cave, Rufus Wainwright e muitos outros a cantarem antigas canções de piratas é simplesmente brilhante, tal como o resultado final)
A maior desilusão: THE FIERY FURNACES - Bitter Tea e Rehearsing my choir
(Depois dos magníficos Blueberry Boat e EP esperava muito mais. Fiquei mesmo desapontado)
E assim termina o "Especial Melhores Albuns de 2006". Se tiverem uns melhores que estes avisem. Estou sempre aberto a novas sugestões.